27 de maio de 2009

Leopoldina já foi referência nacional.

Houve um tempo em que a Zona da Mata era identificada por duas cidades: Juiz de Fora e Leopoldina. Leopoldina ficou pra traz. Até a população foi diminuindo.

Juiz de Fora e Muriaé, com todo seu prestígio político avançaram. Outras cidades também.

Vamos conferir os dados do IBGE/2008?

Leopoldina: aproximadamente 51 mil e 500 habitantes.

Muriaé: tem uma população de quase 96 mil habitantes.

Cataguases: praticamente 70 mil habitantes.

Ubá: mais de 94 mil habitantes.

Juiz de Fora: mais de 520 mil habitantes.

Viçosa: aproximadamente 73 mil e 500 habitantes.

Ponte Nova: perto dos 56 mil habitantes.

Poderíamos comparar nossa situação como a de um dos grandes clubes de futebol que tivesse caído para a segunda divisão. Todavia, o orgulho de sermos leopoldinenses não nos deixa desanimar, pelo contrário, nos estimula a sonhar com a recuperação da nossa terra.

Pois é. A idéia agora é reconquistar nossa posição de destaque no cenário regional e estadual. Sobretudo, fazer com que nossos irmãos e irmãs leopoldinenses, jovens e adultos, percebam a importância de ter nascido aqui.

Politicamente, precisamos redirecionar as verbas da União e do Estado para Leopoldina. Qual a grande verba federal ou estadual destinada para Leopoldina nos últimos anos? Eu perguntei qual a ‘Grande’ verba.

Pelo contrário, para ficarmos só num exemplo, com a aposentadoria do querido Inspetor Fajardo, da Polícia Rodoviária Federal, foi indicado para seu lugar na Delegacia da PRF de Leopoldina um profissional da cidade de Muriaé, enquanto em nossa cidade vários nomes poderiam ter sido indicados. Nada contra Muriaé, mas TUDO a favor de Leopoldina. E não é de hoje que circulam rumores de que a Delegaria da PRF será transferida para Muriaé. SERÀ?

O fato é este: enquanto muitos dizem que GOSTAM de Leopoldina eu faço questão de manifestar meu AMOR por esta cidade e sua gente. Pode parecer a mesma coisa, mas existe uma diferença.

Segundo o Bispo Josué Adam Lazier estas duas palavras não são sinônimas. Nem na gramática, nem na psicologia, nem na vida. O "gostar" não admite renúncia e sacrifício, conforme I Coríntios 13, que atribui ao AMOR a renúncia, a doação, o sacrifício, etc.

Quando eu tinha 16 para 17 anos, recém revelado locutor de rádio aqui no interior, fui aprovado num teste para o Sistema Globo de Rádio e trabalhei na Rádio Mundial AM, no mesmo prédio da Globo AM, Globo FM, Eldorado, e 98. Era muito legal. Mas... Eu não me acostumei com a ‘cidade maravilhosa’. A praça do Russel, na Glória, me lembrava a Praça Félix Martins. O piso de pedras portuguesas, as árvores, o parquinho pra garotada, lanchonete pro bate-papo, até ponto de táxi tinha por lá. Tudo me fazia lembrar a terra onde nasci e onde viviam meus pais, meus amigos e familiares. Literalmente deixei aquela grande oportunidade profissional pra traz, retornei e aqui me fixei.

Mesmo nos momentos mais difíceis de minha vida, quando não pude trabalhar por aqui devido a pressões de ordem política, saía de manhã no primeiro ônibus e voltava à noite, bem tarde. Trabalhei em Palma, Cataguases, Juiz de Fora, Belo Horizonte, dentre outras cidades.

Eu tenho o maior orgulho, não apenas por ser de Leopoldina, mas por ter escolhido Leopoldina e aqui ter permanecido.

Vamos nos dar as mãos e cuidar desta cidade. Ela merece.



postado por Júlio Cesar Martins às

2 Comentários:

Anonymous fernando pires disse...

show

28 de maio de 2009 às 12:57  
Anonymous Carlos Eduardo disse...

Boa pra frente. Que boas notícias venham logo para Leopoldina. Nossa cidade não aguenta mais perder, perder e perder.

6 de julho de 2009 às 00:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar