12 de junho de 2009
Centro Ecológico Leopoldinense - CEL - será criado no Horto Florestal No último dia cinco de junho, Dia do Meio Ambiente, aconteceu a primeira reunião para discutir o Projeto de criação do Centro Ecológico Leopoldinense (CEL), de autoria do empresário e ambientalista Luiz Henrique Villas. O encontro foi realizado na sala de reuniões da COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais e contou com a minha presença como Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Villas - diretor da Ouro Verde Meio Ambiente - Negócios Sustentáveis, Daniela - representando a ALPA - Associação Leopoldinense de Meio Ambiente e COPASA, Sargento Carpineti - comandante da guarnição da Polícia Militar Ambiental de Leopoldina (sediada no Horto Florestal) acompanhado pelos militares ambientais Sargento Fernandes e Cabo Pina. Durante a reunião Luiz Henrique detalhou o projeto de criação do Centro Ecológico Leopoldinense - CEL -, que inicialmente contaria com quiosques temáticos (locais destinados a debates e aprendizado para nossos jovens) divididos com as seguintes pautas: água e esgoto, agropecuária, resíduos sólidos, lixo urbano, onde se realizarão oficinas montadas por voluntários ligados às respectivas áreas. O material para montagem destes quiosques será discutido com a comunidade permitindo aos gestores do projeto organizarem o espaço a partir da aquisição de televisões, móveis, DVD’s, telefones, dentre outros. Também deverá ser montada uma biblioteca. De acordo com o que foi discutido nesta primeira reunião as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Cultura serão convidadas a promoverem diversos eventos, tais como reuniões, palestras, cursos, etc. Outro objetivo do CEL é incentivar o esporte através de caminhadas ecológicas em trilhas criadas dentro do Horto. Sugeri uma visita ao bar da Usina Maurício, que possui uma estrutura de madeira bem interessante que poderá servir de referência para construção do Centro no Horto Florestal. Implantado o projeto a captação de recursos financeiros caberia a ALPA, entidade de apoio ao Horto municipal, hoje com seu estatuto já formado. Ficou acordado que o CEL seja desenvolvido com a participação da comunidade (Escolas Municipais, Estaduais e Particulares do nosso Município). Um mascote para o CEL, símbolo do movimento, será escolhido pela população, que será convidada a oferecer sugestões.. O movimento para criação do CEL poderá transformar o Horto Florestal em um parque onde todos terão lazer de qualidade e acesso à educação ambiental.
|
BiografiaJúlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região.ContatoClique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.FotosPostagens anteriores
Curtiu o blog?CréditosContador de visitas |
3 Comentários:
Olá Júlio Cesar e demais amigos!
Nem todos sabem os materiais que podem e os que não podem ser reciclados, por isso resolvemos fazer uma lista que poderá ajudar a você separar seu lixo em casa e no trabalho.
VIDROS
O que pode ser reciclado:
Vidros Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer uma das embalagens acima.
O que não pode ser reciclado:
Espelhos, vidros de janela e box de banheiro, vidros de automóveis, cristal, lâmpadas, formas e travessas de vidro temperado, ampolas de remédio.
PLASTICOS
O que pode ser reciclado:
Plásticos,Potes de todos os tipos, embalagens de detergente, xampu, água sanitária e etc., tampas de todos os tipos, sacos de alimentos como leite, arroz e etc.
O que não pode ser reciclado:
Celofane, embalagens longa vida, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis.
METAL
O que pode ser reciclado:
Metal Latas, tampas de garrafas de bebidas, conservas, etc., arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de creme dental, alumínio, cobre e outros.
O que não pode ser reciclado:
Pilhas normais e alcalinas, filtros de ar para veículos, latas enferrujadas.
PAPEL
O que pode ser reciclado:
Papel Jornais, revistas, outros papéis, caixas de papelão e etc.
O que não pode ser reciclado:
Papel higiênico, guardanapos com comida, copos siliconizados, papel laminado, papéis plastificados, embalagem de bolacha, papel carbono.
Agora que fizemos a nossa parte, faça a sua também, recicle!
Júlio César,
Parabéns pelo seu trabalho a frente da Secretaria de Meio Ambiente,
Até mais!
Luiz Henrique Lopes Vilas
Olá Júlio. Visitei seu blog pela primeira vez e gostei de todos os posts. Percebo novidades em 2010. Continue trabalhando e compartilhando com todos nós as ações e opiniões relativas ao meio ambiente. Esse projeto do CEL será muito importante para a integração da cidade com a natureza. Boa sorte!
Olhando esse artigo e suas informações, sinto que posso ser uma grande voluntária para esse projeto.
Desejo participar.
E-mail: consultora_aline@hotmail.com
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial