30 de outubro de 2009

Júlio Cesar Martins e Mestre Sobrinho: Unidos pelo esporte


O leopoldinense Mestre Celestino Sobrinho, vice-campeão mundial e por oito vezes campeão brasileiro de Tae kwon do – arte marcial coreana de defesa pessoal, retornou a Leopoldina em grande estilo. Durante muitos anos Celestino Sobrinho serviu às forças armadas. Graduado no 7º Dan percorreu o Brasil e o mundo através do esporte. E é com satisfação que registramos a criação da Associação Leopoldinense de Tae Kwon do.

Uma de suas primeiras ações do Mestre foi inaugurar sua academia, que funciona na sede do Sindicato Têxtil, as segundas, quartas e sextas, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Crianças e adolescentes (além dos adultos, é claro) poderão aprender e praticar os fundamentos desta arte marcial, que hoje em dia é também uma modalidade esportiva difundida em todos os continentes e que a partir das Olimpíadas de Sydney (2000) consagrou-se como desporto olímpico oficial.

A origem do nome

Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Via dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caractere por caractere:
  • "TAE" significa saltar, voar ou esmagar com o pé;
  • "KWON" significa bater ou destruir com a mão e por fim;
  • "DO" significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si.

Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o Taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.

Conheci Mestre Celestino Sobrinho através do saudoso João Machado – o João da Guarda-Mirim. Sobrinho participara dos áureos tempos desta corporação em Leopoldina e o João Machado lutou bastante para conseguir que o Celestino viesse a Leopoldina para se apresentar na Exposição. Estávamos na virada dos anos oitenta e à época, Celestino vivia o auge de sua carreira, tanto militar quanto esportiva. Foi um sucesso sua apresentação. Eu já trabalhava na Rádio Leopoldina (hoje Rádio Jornal) e fui um privilegiado por estar no palco, assistindo “de perto” sua apresentação.

Recentemente, nos reencontramos na Secretaria de Meio Ambiente. Mestre Sobrinho continua em forma, cheio de vida, desejoso de trabalhar pela nossa cidade, a mesma cidade que o viu nascer e crescer.
Seja feliz em sua terra, caro Mestre Sobrinho. E juntos, poderemos contribuir com o engrandecimento de Leopoldina.
Parabéns pela sua trajetória de vida.
Conte com nosso apoio.

Marcadores:



postado por Júlio Cesar Martins às

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Esporte é vida. Parabéns ao Mestre Celestino Sobrinho pela sua trajetória e seja bem vindo. Com o Júlio Cesar e o Mestre Sobrinho o esporte na região se fortalece.
Juan - Ponte Nova

30 de outubro de 2009 às 11:29  
Anonymous Anônimo disse...

Celestino é um exemplo dentro do esporte. Tomara que nossos jovens sigam esteexemplo.
Cidinha - Rosário

30 de outubro de 2009 às 11:31  
Anonymous Anônimo disse...

Ao citar a figura do seu João da guarda, meu caro julio, voce prestou uma bela homenagem a uma pessoa que trabalhou muito pela nossa cidade.
Joao machado era uma pessoa honesta, generosa e que contribuiu com a formação da personalidade de muitos jovens a frente da guardamirim. parabens pelo blgo

30 de outubro de 2009 às 11:34  
Anonymous Cleunice Costa disse...

Parabens pela uniao fechada com cataguases conforme dito no leopoldinense. Voce esta fazendo o que nenhum politico leopoldinense teve coragem de fazer.

30 de outubro de 2009 às 17:54  
Anonymous jandui silva disse...

mestre sobrinho e um dos maiores atletas do mundo e o melhor treinador que a selecao goiana ja deve saudades, da sua coragem copetencia e da sua determinacao abracos!

14 de novembro de 2010 às 22:42  
Anonymous Anônimo disse...

Alô mestre Sobrinho, como vai tudo bem ? aqui quem fala é o Professor Bias, porfavor entrar em contato, me adicione neste e-mail : danyellethelux@hotmail.com COM URGÊNCIA, qualquer coisa meu telefone é dos velhos tempos ainda, ainda estou fazendo matérial pra academia; Prazer, espero contato .

7 de julho de 2011 às 22:37  
Blogger Mário A. da Silva disse...

Bom dia Mestre!
Fui seu aluno a algum tempo, nos anos de 1984 a 1994 através do Professor Paulo Lima de Luziânia/GO. Espero que esteja tudo bem com o Sr. e que esteja gozando de plena saúde. Perdi seu contato e a do Professor Paulo, porém, com muita sorte pude encontra-lo nesse blog. Dessa forma gostaria de um contato direto para que possamos tentar resolver o fato de não ter recebido minha certificação de faixa-preta. Como poderei contacta-lo?
Por favor, meu e-mail é: marius.anpa@ig.com.br, mande informações de telefone, endereço, para que possamos tratar do assunto, pessoalmente.
Um forte abraço!
Mário Aparecido da Silva
(61) 8527-8199
(61) 9310-4648

16 de julho de 2012 às 09:45  
Anonymous Anônimo disse...

fui aluno do mestre em goiana há +ou- 22 anos atrás, e hoje fiquei feliz em rever este mestre que é um mito do Tae kwon do.
ass:Antonio J. B. de Oliveira.

11 de fevereiro de 2013 às 19:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar