4 de janeiro de 2011

R$ 49 milhões de Reais do PAC 2 para Leopoldina

A Verdade

No final de 2008, após vencermos as eleições municipais em Leopoldina, participamos de uma reunião com o Ministro das Cidades, Dr. Márcio Fortes. O encontro se deu na sede da FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense. Nos deslocamos de Leopoldina até o Rio: eu, que seria indicado pelo Prefeito Bené Guedes como seu Secretário Municipal de Meio Ambiente, após a criação da Secretaria; Dr. João Ricardo - na ocasião vice-prefeito eleito de Leopoldina; e o pecuarista Ronaldo Junqueira Ferraz, hoje presidente de honra da Cooperativa Leste.

Vários contatos telefônicos foram mantidos com antecedência para encontrarmos a melhor ocasião de conversarmos com o Ministro, que evidentemente, tinha sua agenda sempre cheia. Lembro-me da participação de outras pessoas, igualmente importantes para o agendamento e construção daquela reunião: o economista José Augusto de Castro - Vice Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil e Edson Lupatine Júnior - Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ambos leopoldinenses.

Detalhe 1: Todas as fotos registradas naquele evento foram feitas por mim.
Detalhe 2: Não foi uma visita de cafezinho e bate-papo. Foi um encontro sério, técnico, político, pensando no futuro de Leopoldina.

Passados exatos dois anos deste acontecimento, Lula conclui o ciclo de seu governo presentando Leopoldina com 49 milhões de REAIS do PAC para serem aplicados no saneamento público: captação de esgoto a céu aberto, despoluição dos cursos d'água, construção de Estações de Tratamento de Esgoto, etc. Estes eram os elementos que justificaram a reunião de 2008 com o Ministro Márcio Fortes.

Os valores estimados para realização da obra prevista no Projeto apresentado naquela ocasião ao Ministro eram muito próximos dos que foram destinados agora pelo Governo Federal, ou seja, superiores inclusive ao Orçamento total do município de Leopoldina, que sem estes recursos federais não teria a menor possibilidade de realizá-lo. E isso fora dito a Márcio Fortes. Me recordo muito bem desse fato.

Esta é uma conquista de todos os leopoldinenses. É uma demonstração de atenção à esta terra por parte do Ministro das Cidades, Márcio Fortes. É a sinalização da capacidade política e gestora do Presidente Lula. Ninguém deseja negar estes valores. Mas o presidente Lula não incluiu estes recursos do PAC por causa, simplesmente, de "amizade". Lula é um homem público sério. Imaginem, se o critério para liberação de valores como estes (49 milhões de Reais) fossem encaminhados por amizade? Seria o fim da imagem do Presidente Lula, do Governo Lula, dos seus Ministros e do Sistema Administrativo do país.

A verdade, senhoras e senhores, é que na ocasião em que estivemos com o Ministro das Cidades, Dr. Márcio Fortes, vários fatores foram importantes:


1- A amizade do sr. Ronaldo Junqueira Ferraz com o ministro,


2- O Projeto Técnico apresentado pelo Dr. João Ricardo,


3- As imagens e dados, produzidos e gravados por mim à pedido do então prefeito eleito Bené Guedes, para que fossem apresentados ao Ministro através de um DVD, naquela reunião. Inclusive uma cópia ficou com Sua Excelência, apontando os principais problemas ambientais da cidade, a poluição dos cursos d'água, a necessidade das Estações de Tratamento de Esgoto, etc.


4- Diante de nós, o Ministro Márcio Fortes se comprometeu a encontrar uma maneira de alocar recursos para a solução do problema, uma das principais ações propostas pelo atual governo municipal desde a campanha eleitoral. Esta é a verdade e pode ser comfirmada pelo noticiário local da época.

Tentar excluir nomes deste capítulo histórico, como o do vice João Ricardo, do Prefeito Bené Guedes, e meu próprio (permitam-me reivindicar em nome da verdade histórica) é agir movido por interesses menores, ou até mesmo intencionalmente tentando apagar nossa participação nesta conquista. Aquela reunião é motivo de muito orgulho para mim e para todos que dela participaram.


Não desejo nem preciso maximizar minha participação neste episódio, nem tenho procuração para falar em nome dos demais, entretanto, a tentativa de apagar estes detalhes da história é tentativa condenável, que repudio total e veementemente.

Se temem que eu tenha dividendos políticos com esta conquista do município de Leopoldina, esclareço que não estou preocupado com isso. A questão política, o reconhecimento popular ficará à critério da avaliação dos leitores. Tentar induzir a opinião pública distorcendo os fatos, só macula a imagem de seus intentores.

Marcadores: , ,



postado por Júlio Cesar Martins às

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar