25 de fevereiro de 2011

Ao ultrapassarmos os 18 mil acessos do Blog, gostaria de abraçar Kleber Ramos, em Juiz de Fora.

Um dos amigos que conquistei na jornada da vida é o homenageado desta postagem do Blog. Refiro-me ao professor Kleber Ramos de Queiroz, da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Conheci o Kleber no começo da década de 1990, quando atuei no Rádio juizforano. Naquela ocasião, Kleber e sua esposa, a jornalista Carmem Maron, comandavam a programação e o jornalismo da Nova Cidade AM. Bons tempos aqueles, onde alcançamos a liderança na audiência em Juiz de Fora.

A amizade entre nós se fortaleceu, mesmo depois de termos saído da emissora e seguido nossos caminhos.

Anos depois, trabalhei na cidade de Palma, município mineiro no qual ajudei na implantação da Rádio Cultura de Palma, uma emissora comunitária, que relevantes serviços prestou àquela população. Eram tempos difíceis para o rádio comunitário, mesmo assim, aceitei o desafio.

Palma é a cidade natal da jornalista Carmem Maron, e em algumas ocasiões lá me reencontrei com Kleber Ramos, na casa dos familiares do casal.

Kleber foi Diretor de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também exerceu o cargo de Coordenador de Imprensa da Diretoria de Comunicação. Professor do quadro efetivo da UFJF desde 1994, Kleber Ramos foi Chefe do Departamento de Televisão e Rádio por três mandatos consecutivos; Coordenador dos Cursos de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, diurno e noturno e trabalhou na implantação da Rádio Universitária (Rádio Laboratório da Faculdade de Comunicação).

Feliz o momento em que soube, pela internet mesmo, que além de exercer o cargo de diretor da Diretoria de Comunicação (Dircom) e de diretor-presidente da TV e da Rádio Universitárias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor e jornalista Kleber Ramos deixa, agora, a Dircom, para se dedicar em tempo integral aos trabalhos de implantação e estruturação da Rádio e TV Universitárias. Em seu lugar assumiu a professora doutora Christina Ferraz Musse.

Formado em Comunicação Social pela UFJF e com pós-graduação pela UFRJ, Kleber Ramos é professor da Facom desde 1992 e tem uma longa trajetória ligada à Comunicação não só em Juiz de Fora e cidades da região, mas também no Estado do Rio de Janeiro e outras capitais. Na década de 80 fez parte da primeira equipe de comunicadores da Rádio Nova Cidade, atuando em seguida na Rádio PRB3, atual Rádio Solar. Na mesma época trabalhou nas extintas TV e Rádio Industrial.

Entre 1985 e 1990, atuou em Angra dos Reis (RJ), reformulando o Departamento de Jornalismo e assumindo a Direção Geral da Rádio Angra AM e, posteriormente, fundou os jornais “Tribuna de Angra” e “Tribuna Urgente” e, ainda, a “Revista Via Brasil”, voltada para o setor turístico. Já na década de 90, retornou a Juiz de Fora, quando assumiu a Coordenação de Programação da Rádio Nova Cidade AM. Trabalhou também na implantação e direção dos departamentos de Jornalismo e Programação da Rádio Farol FM, hoje Rádio Itatiaia. Em 93, foi convidado para implantar e dirigir a Rádio Alvorada FM. Além disso, foi responsável pela elaboração de processos de concessão de mais de 12 emissoras de rádios comunitárias em toda a região, sendo três em Juiz de Fora.

Já como professor da Faculdade de Comunicação, foi chefe do Departamento de Radialismo (hoje Televisão e Rádio) por três mandatos consecutivos e coordenador dos cursos de Comunicação Social diurno e noturno simultaneamente. Lá, também, trabalhou na implantação da Rádio Universitária (hoje Rádio Facom), sendo seu primeiro diretor e assumindo pessoalmente todos os processos de montagem.

Em 2008, foi convidado pelo reitor Henrique Duque e pelo então diretor professor Rodrigo Barbosa a assumir a coordenação de imprensa e divulgação da Dircom tendo, em 2009, assumido o cargo de diretor. Durante sua gestão, foram criados novos veículos de comunicação que tornaram eficiente a divulgação das atividades da UFJF para os públicos interno e externo, tais como a “Revista Novo Tempo”, o jornal UFJF e o newsletter “UFJF Acontece”. Além disso, contando com o trabalho da equipe do coordenador de Projetos e Eventos, Paulo Soares, foi feita uma reformulação no site da Universidade, reconhecido hoje como um dos melhores de todas as Ifes do país.

De acordo com a matéria, Kleber sente-se honrado por ser o primeiro diretor-presidente da Rádio e TV Universitárias. “Aproveito para agradecer a toda a equipe da Dircom, enquanto estive à frente da direção, aos membros da Fadepe e, especialmente, ao reitor Henrique Duque que, mais uma vez, confiou na minha capacidade em enfrentar esta nova jornada.”

Ao Kleber Ramos, minha homenagem e os votos de felicidades pela belíssima trajetória profissional que vivencia.


postado por Júlio Cesar Martins às

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Obrigado, meu amigo Júlio César, o Imperador do Rádio!!!!

26 de outubro de 2023 às 20:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar