6 de novembro de 2009

Os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro e sua proximidade com a Zona da Mata


Atualizado em 04/10/09 - 08h29
Jornal Leopoldinense
Julio César Martins Gonçalves

Julio César Martins Gonçalves

O Brasil inteiro comemora a vitória da cidade maravilhosa, escolhida como palco dos Jogos Olímpicos de 2016. E antes teremos a Copa do Mundo. Ao ensejo de cumprimentar os cariocas e fluminenses pela conquista, conclamo empresários, homens públicos, imprensa e toda a cidadania de Leopoldina, Cataguases e cidades vizinhas a projetarem o que representará para nossa região a realização destes eventos. Poderemos ser beneficiados com este acontecimento de repercussão mundial? Tenho convicção que sim, desde que trabalhemos em conjunto.

É hora de iniciarmos um projeto paralelo ao que o Rio de Janeiro desenvolve na luta contra o tempo, com o objetivo de desfrutarmos desta oportunidade que nos foi dada graças também ao envolvimento de segmentos nacionais nesta disputa com americanos, espanhóis e japoneses. De acordo com as informações preliminares o Rio de Janeiro precisa aumentar dos atuais 28 mil para 40 mil apartamentos na rede hoteleira. Desdobremos esta projeção: Postos de Abastecimento, Alimentação, Entretenimento, Segurança, Saúde, Arrecadação de impostos, Turismo Rural e Ecológico, Transporte terrestre e aéreo, Lazer (esportes), Comércio, Indústria, Profissionais liberais, Cultura, etc. Logística.

Com as riquezas que Leopoldina e Cataguases possuem, não seremos capazes de nos mobilizarmos para atrair investimentos em função dos Jogos Olímpicos? E as cidades do entorno, um pouco menores, mas com características especiais? Terão seu espaço, sua fatia do bolo? Por que não?

A criação de uma câmara gestora para este planejamento, a partir de agora, proporcionaria sugestões em tempo suficiente para executá-las. Uma de suas missões seria a identificação de financiadores, parcerias, projetos bem elaborados inclusive em acordo com a legislação ambiental, o que normalmente merece muito cuidado para que irregularidades não sejam cometidas.

Uma ação articulada entre dois ou mais municípios necessariamente terá que superar as divergências político-partidárias. Regulada por legislação municipal discutida e aprovada pelas Câmaras de vereadores impedindo a dissolução ou desarticulação desta Câmara de Gestão ou Grupo de Trabalho (seja lá qual o nome a ser dado) por razões menores, o que poderia acontecer por ocasião da eventual mudança de gestores municipais nas eleições de 2012 em face de incompatibilidade entre os novos gestores eleitos e seus 'companheiros' de agrupamento político com os que deixam o comando. Todos sabem que isso é comum, ou seja, entra um time, sai o outro. Esse Grupo de trabalho teria data prevista para iniciar e concluir sua atuação neste contexto, com atribuições bem definidas.

É hora de pensar, minha gente. O Rio e o Brasil estão em festa. Amanhã, ainda felizes, a luta recomeçará. Temos pela frente um horizonte belo (para não falar belo horizonte pois a capital vencedora foi outra), com excelentes perspectivas para o pais. Não podemos esquecer de que a cada ano aumentam as dificuldades pontuais para os municípios. Basta lembrar que até poucas semanas vivíamos uma crise econômica mundial que abalou as finanças da maioria das cidades brasileiras.

Que os bons ventos dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro cheguem até a Zona da Mata de Minas Gerais. O mundo já está aqui, virtualmente, tal qual nós estamos presentes em todo o planeta, via web, a forma moderna de cartão de visitas virtual. Estejamos à frente de nosso tempo, como já estivemos no passado por aquelas figuras que hoje veneramos, saudosos. A discussão tem início.

(*) Radialista leopoldinense. Professor e Historiador graduado pela FIC/FAFIC de Cataguases. Secretário Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina - MG. Aspirante a uma vaga na disputa por um mandato de Deputado Federal.



Marcadores: ,



postado por Júlio Cesar Martins às

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar