29 de setembro de 2009

Banda de Música na Praça é valorizar a cultura e homenagear a população

Banda de Música na Praça é valorizar a cultura e homenagear a população

Existem ocasiões em que não poderei deixar de abordar temas nacionais, como fiz algumas vezes aqui no blog. Permitam-me, amigos e amigas de Leopoldina e do mundo, não tratar, nesta postagem, sobre o Pré-Sal, nem analisar o desmatamento da Amazônia, muito menos a crise em Honduras com o Brasil sendo um dos seus protagonistas, etc.
Hoje, a prioridade deste espaço, sem dúvida, são os fatos e circunstâncias locais ou regionais.

Às dezenove horas e trinta minutos deste sábado a Lira Musical Primeiro de Maio, fundada em 1975, se apresentou para uma Praça da Bandeira ‘lotada’. A exibição faz parte do projeto criado pela própria banda, intitulado: “Banda na Praça”, e presta uma homenagem ao saudoso maestro Francisco José Nogueira – Chiquinho Nogueira. Dois dos filhos do maestro integram a Lira: Wagner e Eralton Nogueira que certamente sentiram a emoção, como filhos e músicos, de participarem desta singela homenagem à memória do maestro.

Como presidente da Lira Musical Primeiro de Maio, corporação que há 39 anos encanta todos os leopoldinenses e cidadãos de outros municípios, pude perceber o carinho por parte das pessoas que permaneceram na praça até o fim da última nota musical executada. E olhem que não foi fácil encerrar a apresentação, pois a platéia gritou várias vezes o tradicional “mais um - mais um”. Nossos talentosos músicos deram um ‘show’ de sensibilidade, conjunto, respeito pelo público, enfim: musicalidade pura.

Em nome de todos os músicos – jovens e adultos, homens e mulheres – que integram a agremiação, e também em nome da nossa diretoria, agradeço profundamente a recepção e as demonstrações de alegria pela presença da Lira Musical Primeiro de Maio na Praça da Bandeira.

São enormes as dificuldades para manter em atividade uma banda no interior do Brasil. Queremos compartilhar com nossos leitores estas dificuldades na esperança de fazer com que cada dia mais-e-mais pessoas aprendam a valorizar esta entidade musical. Não temos uma mega-empresa a nos patrocinar, nem empresários que se disponham a suprir as necessidades básicas deste conjunto musical. Espero ver o dia em que empresários procurem entidades como a Lira Musical Primeiro de Maio se oferecendo para patrociná-la. Seria muito bom para as empresas terem suas imagens associadas a uma iniciativa tão bem aceita pela população.

Para esta apresentação na Praça da Bandeira contamos com o apoio da Administração Municipal que colaborou com o transporte dos instrumentos. Aliás, agradeço publicamente pela honrosa visita antes do início do evento, do Prefeito Municipal de Leopoldina Bené Guedes, acompanhado pelo Secretário de Governo Sérgio Lupatini, nossos fraternais amigos de longa data. Faço questão de registrar no blog estas ilustres presenças, não apenas por valorizar ainda mais a ocasião, mas para dissipar qualquer dúvida quanto ao excelente relacionamento entre este que vos escreve e o prefeito de Leopoldina. Ao contrário, o fato público de minha pré-candidatura à deputado federal em nada me distanciou do Bené, que vem mantendo sua conduta democrática, sem questionamentos sobre minha posição, e eu igualmente respeitando os compromissos por ele assumidos anteriormente com outro nome na disputa por uma cadeira na Câmara dos deputados. Seu apoio é fundamental para qualquer candidato; no meu caso, leopoldinense que sou, escolhido por ele para ocupar uma importante secretaria municipal, seria muito bom, e confesso que gostaria de ter este apoio. Quem sabe?

Existe uma subvenção municipal aprovada pela Câmara de Vereadores no valor de vinte mil reais que infelizmente não pôde ser liberada para nossa Lira. São recursos fundamentais para enfrentarmos a série de despesas mensais, tipo: contas de energia elétrica, compra de uniformes, manutenção e aquisição de instrumentos, gratificações, material de papelaria, etc., transporte para as apresentações em outras cidades, até porque nossos colaboradores proporcionam valor insuficiente para a cobertura destes gastos. Em face da crise nas finanças públicas devido à queda da arrecadação, a Lira Musical Primeiro de Maio vê seus sonhos para 2009 chegarem ao fim, à medida que Outubro bate às portas trazendo consigo Novembro e Dezembro. Sonhos de novos instrumentos, de podermos convidar músicos de Cataguases e Recreio, por exemplo, para reforçarem nosso time de músicos. Sonhos de adquirirmos um computador para o escritório da banda e mantermos um funcionário durante todo o dia para atendimento ao público.

Com sua sede à rua Presidente Carlos Luz, em imóvel pertencente a UBOL, a Lira Musical Primeiro de Maio orgulha-se em promover a formação musical de dezenas, talvez centenas de pessoas em sua bela trajetória. Em seu salão são ministradas aulas teóricas e práticas, possibilitando aos nossos jovens e adultos a oportunidade de travarem conhecimento com a música, o que em muitos casos transformou-se em profissão e em tantos outros uma saudável opção de diversão.

Após a apresentação da Lira Primeiro de Maio na Praça da Bandeira fui chamado por algumas pessoas que comentaram sobre recente entrevista que concedi ao programa do Marcus Vinícius – Papão – na rádio Jornal AM, por telefone, falando sobre as dificuldades da banda. Após tomarem conhecimento deste quadro me procuraram e se ofereceram para colaborarem com nossa persistente e quase ‘quarentona’ banda de música. Fiquei honrado, podem crer, com tal manifestação de apoio e solidariedade.

A cultura pode ser manifestada de várias formas numa cidade, e em Minas Gerais uma das mais tradicionais e belas expressões culturais são as bandas de música. No caso de Leopoldina, nós, da Lira Musical Primeiro de Maio, agradecemos pelo apoio em forma de presença, de aplausos, e pela oferta de apoio mensal para fortalecermos o sonho de todos que se importam com a preservação e difusão de nossas riquezas culturais.

Viva a Banda na Praça. Parabéns, Lira Musical Primeiro de Maio.



postado por Júlio Cesar Martins às

10 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Parabens sr Julio por resgatar em uma tacada só dois pontos tao importantes para a cultura leopoldinense, como a banda lira primeiro de maio e a nossa tão querida praça da bandeira. Viva a democracia e diante dela estaremos elegendo o sr. como nosso representante em brasilia.

29 de setembro de 2009 às 11:34  
Anonymous Anônimo disse...

Julio, sou professora e gostaria que suas propostas abrangessem nossa categoria pois confio muito na sua palavra e em seus projetos pelo que ja tem nos mostrado em pouco tempo na sua secretaria. Não posso assinar pois você sabe o que acontece, mas estou e estamos ao seu lado, ao lado de leopoldina.

29 de setembro de 2009 às 12:02  
Anonymous Jovino disse...

Ouvi um comentario no taxi qe com 25 mil votos voce estaria sendo eleito deputado federal pelo pmn. Gostaria que me explicasse melhor esta historia, é dificil de acreditar que possamos ter um representante com ptao poucos votos.

29 de setembro de 2009 às 12:11  
Anonymous Irene - Juiz de Fora disse...

Bom dia !
Senhor JULIO CESAR MARTINS.
Sou moradora do bairro Eldorado - Juiz de Fora , e já há vários anos desde a última adm do ex prefeito Sr Tarcisio pedimos a Pref. de Juiz de fora , que fizesse um reparo em um escadão , o qual é passagem da Rua Luiz Rocha px ao número 389 com saída na Rua Dr Sebastião de Andrade .px ao número 520.

Já fizemos um abaixo assinado com mais de 400 assinaturas, e parece a prefeitura nunca tem material para a realização da obra , que creio eu não pesar no orçamento da mesma, pois trata-se de uma escada perigosa e apique , ela não tem corrimão, e descem por lá crianças , adultos e idosos ,já ocorreu algumas quedas por lá graças a Deus sem maiores proporções, mas sem ter aonde as pessoas se segurarem pode ser fatal.

Estou enviando esse pedido, com esperança de que o sr como bom ser humano e digno de um futuro cargo de representante da população possa nos ajudar .

Gostaria de agradecer desde já

29 de setembro de 2009 às 12:26  
Anonymous Anônimo disse...

JULIO OBRIGADO POR LEMBRAR DE NOSA PRÇA DA BANDEIRA. FICAMOS CONTEHNTES COM A PRESENÇA DA BANDA NESTE FINAL DE SEMANA.

29 de setembro de 2009 às 15:02  
Anonymous Mírtis Fonseca disse...

parabens por lembrar da nossa querida e lendária praça da bandeira que durante muito tempo ficou esquecida. continue com sua luta que estou ficando muito orgulhosa.

29 de setembro de 2009 às 17:18  
Anonymous Rogério Peão disse...

sr julio, vi sua ideia de unir com cataguases e achei muito interessante. Ricardo dias é um bom nome pra ser candidato a deputado estadual dobrando com senhor. Boa sorte.

29 de setembro de 2009 às 17:33  
Anonymous Fábio Amaral disse...

Julio o que mais me admira no sr é a ousadia e a garra em desafiar tudo para ser candidato por nossa Leopoldina. Parabens pela coragem!

29 de setembro de 2009 às 19:21  
Anonymous João Bosco disse...

MEU VOTO É JULIO CESAR FEDERAL E RICARDO PARA ESTADUAL. SEU NOME ANDA BEM FALADO EM CATAGUASES. ESTAMOS COM VOCES DOIS.

29 de setembro de 2009 às 20:02  
Anonymous CATAGUASES disse...

PESQUISA PARA DEPUTADO ESTADUAL
CATAGUASES

CESINHA PCdo B 18%
MARIA LUCIA DEM 15%
RICARDO DIAS PMDB 11%
GUILHERME PSC 8%
CARLOS MAGNO PTC 7,5%
VANDERLEI PEQUENO PT 3%
GILSON DA FACULDADE PRTB 2%
DR.PEDRO PT 2%
BRANCO %10
OUTROS 23,5%

30 de setembro de 2009 às 16:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar