19 de setembro de 2009

Leopoldina e Cataguases?



Se existem duas cidades tão semelhantes quanto Leopoldina e Cataguases eu desconheço. E talvez por estas semelhanças exista esta ‘mística’ de que não se combinam. Na realidade não tivemos ainda a ousadia e a sabedoria de tirarmos proveito de nossas características para nos fortalecermos.

Tenho recebido vários e-mails e comentários aqui no Blog a respeito da união de Leopoldina e Cataguases para a formação de uma chapa eleitoral. Vamos ser práticos: Seria uma atitude inteligente das duas populações trabalharmos juntos pelos mesmos objetivos, condensados na defesa dos interesses maiores das duas cidades. Sim, porque se alguém está pagando a conta pelo crescimento de Muriaé, Juiz de Fora, Ubá, dentre outras, somos nós leopoldinenses e cataguasenses. O motivo: Faltam representantes das duas cidades (Leopoldina e Cataguases) tanto em Brasília quanto em Belo Horizonte.

Admito que em outras eleições não tivemos alternativas viáveis para concretizar este objetivo, ou melhor, este sonho, daí as votações que foram para figuras distantes da nossa realidade, e que provaram estarem distantes diante das dificuldades cotidianas que enfrentamos na saúde, nas obras públicas, na ausência de obras vigorosas dos governos federal e estadual por aqui, etc. Sem falar na crise do desemprego. Mas, o dito popular exalta-nos a sonhar em conjunto se quisermos transformar um sonho em realidade.

Tenho afirmado em meus posicionamentos políticos, pelas andanças no estado em várias regiões, empunhando a bandeira do projeto “A VOZ DE MINAS” a necessidade de defendermos as cidades do interior que não são ouvidas ou respeitadas em seus legítimos interesses.Estamos chegando às vésperas de mais uma eleição. E “eles”, os candidatos que não tem nenhuma afinidade com nossos ideais, estão de volta. Estão ameaçando chegar de mansinho.

Deste 1980, portanto quase trinta anos, tenho atuado incansavelmente em eleições, articulações, campanhas políticas, etc., e aprendi muito. Sei como funciona. Tivemos bons políticos, muitos deles sofreram pelo desgaste natural, afinal, foram muitos anos no campo de jogo. Não direi que nada fizeram. Deram, inegavelmente sua contribuição para nossas cidades, sejamos sinceros. Mas falta muito a realizar. Temos sonhos e estes sonhos não podem ser frustrados. E não serão, porque agora está em nossas mãos a escolha. Ousaremos novos caminhos ou vamos repetir os erros?

Acredito que chegou a hora da renovação. Não uma renovação estética, conjuntural, daquele tipo em que sai o 'seis' e entra o 'meia-duzia', mas uma profunda renovação, que MEXA com as estruturas do mundo político regional, começando por Leopoldina e Cataguases.

Leopoldina e Cataguases sempre foram referências da Zona da Mata, despontando com o que possuíam de mais forte: a cultura, a capacidade produtiva no campo e nas indústrias, projeção no esporte, na educação, nos empregos gerados por suas indústrias têxteis (vejam que Leopoldina e Cataguases tinham estas potências) enfim, para nós que pregamos a retomada do desenvolvimento, a recuperação de nosso espaço político, tudo isso está ficando para traz.

Elegermos um deputado federal e um deputado estadual.


Não se trata de utopia ou projeto viável. Trata-se de um projeto N-E-C-E-S-S-Á-R-I-O. Pelas manifestações recebidas e lidas no blog do Edson de Cataguases, no meu próprio blog, e nos inúmeros contatos diários com a população em seus mais variados segmentos, avalio que temos mais em comum do que diferenças. Trabalhei por quase 25 anos nas emissoras de Rádio de Leopoldina e Cataguases, além de outras cidades. Minha formação em História se deu na FAFIC/FIC de Cataguases. Conheço muito bem as características de Cataguases, tal qual os detalhes de Leopoldina, onde nasci, cresci, vivi e pretendo continuar. Aliás, quem é de Leopoldina está sempre em Cataguases, e vice-versa. Uma é continuidade da outra. Se completam. Somos daqui mas temos familiares aí. Nossos filhos são casados em Cataguases. Nossos profissionais se deslocam entre uma cidade e outra para conquistarem o pão de cada dia. Esta é a verdade:
Nós nos completamos.

Sempre existirão aqueles pensadores radicais que pregam a ortodoxia da divisão, mas estes terão muito tempo para se cobrarem ou darem explicações a seus conterrâneos ou familiares no futuro, justificando o ‘porque’ de tanta intransigência. Não cuido disso. Tenho um olhar maior, regional, visando o bem coletivo. Se uma das cidades vai mal, a outra sofre as consequências. Não é assim?

Deixando as diferenças de lado, determinando nossos objetivos, nos mobilizando, definindo nosso foco, tenham certeza que seremos vitoriosos na missão que aceitamos de reconduzir nossas cidades (e por conseqüência toda região) a seu lugar de destaque no cenário político estadual e nacional.

O entendimento não pode existir motivado apenas por um dos lados. A convergência é o melhor e mais inteligente caminho. Somos racionais, e os anos vividos já nos deram provas demais de que esse comportamento conservador, separatista, beneficia apenas interesses outros, como os de Muriaé, que está se transformando numa potência. E não tenho nada contra Muriaé, ou seus políticos, ao citá-los aqui. Eles perceberam quais eram seus papéis e fizeram o dever de casa. Nós é que devemos nos preocupar com Leopoldina e Cataguases. Os números de distribuição de recursos são assustadores: Tudo para poucas cidades, e migalhas para muitas outras – dentre elas Leopoldina e Cataguases.


postado por Júlio Cesar Martins às

12 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

parabens pelo texto sr julio, estamos de acordo com a proposta de cataguases se unir a leopolcina. estaremos apoiando a sua candidatura em nossa cidade. acredito queo candidato daqiui será o ricardo dias ou o marco da vt, precisamos acordar contra eses politicos oportuneiros.

19 de setembro de 2009 às 15:04  
Anonymous João da Silva disse...

Sr. Julio Martins, gostaria de saber se o senhor já entrou em contato com alguma liderança politica ou mesmo algum candidato de Cataguases?
Essa aliança pode ser benefica para ambas as cidades, sua proposta é bem interessante e esse assunto deve ser tratado com muita atenção.
Quem o senhor nos indicaria aqui em Cataguases para se juntar a esse projeto, porque somente o senhor falando quem seria essa pessoa para saber-mos quem é, pois aqui temos muitos interessados em politica mas a vaidade não permite que eles se unam a ninguém. Só assim poderemos dar credibilidade nessa junção, e quais os projetos que o senhor tem em mãos para essa junção.
Sou morador de Itamarati de Minas mas trabalho em Cataguases e sou um grande interessado nos assuntos da cidade que trabalho e só assim as cidades pequenas tem como crescer.

19 de setembro de 2009 às 15:50  
Anonymous Fabricio disse...

Sr Julio o comentario dos desocupados na prça hj pela manha era de uma reuniao que fizeram ontem a noite pra unirem as forças contra a sua candidatura que ja esta consolidada na cidsade, mas pelo que falaram nao chegaram em lugar nenhum pra variarm. Continue com este projeto por leopoldina que o sr terá sucesso! Estou contigo e quero contribuir na campanha aqui no bairro são cristovão. Parabens pelo evento na praça nesta manhã;

19 de setembro de 2009 às 16:46  
Anonymous Francisco disse...

Sr. Júlio.
Conheci seu blog através do blog do Edson Campos, o qual tem cumprido seu papel de bem informar.
Sou a favor da união de Cataguases e Leopoldina e sugiro que feche um acordo com o Grupo Aliança, pois este grupo tem se mostrado sério e comprometido.

Saudações.

Francisco de Albuquerque

21 de setembro de 2009 às 09:06  
Anonymous Anônimo disse...

PARA FEDERAL VOTE NO JULIO DA RADIO DE LEOPOLDINA E PARA ESTADUAL VOTE CARLOS MAGNO NOBREGA (MAGUINHO) DA RADIO MAIS FM DE CATAGUASES

21 de setembro de 2009 às 19:20  
Anonymous Anônimo disse...

PARA FEDERAL VOTE NO JULIO DA RADIO DE LEOPOLDINA E PARA ESTADUAL VOTE CARLOS MAGNO NOBREGA (MAGUINHO) DA RADIO MAIS FM DE CATAGUASES

21 de setembro de 2009 às 19:20  
Anonymous RICARDO DIAS(PMDB)CATAGUASES disse...

Caro, Julío Cesar.

È com grande honra que passo por uns minutos em seu blog.

Um Blog feito com pespectivas de colocar o seus postadores mais esclarecidos.

PASSO UMA MATÉRIA DE INTEIRA RELEVANCIA:

Vocês que são motoristas, analisem a matéria de na intrega.

NINGUÉM DIVULGA NA INTERNET.

AOS MOTORISTAS;

No de ser multado por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.
É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.
Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.
Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.
Perde os pontos, mas não paga nada.
" Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como educativa."Código de Trânsito Brasileiro".

" Luto e lutarei pelos Direitos dos cidadãos, acabamos com Guincho em Cataguases, pois não estavam dentro da Lei".

Parabens pelo seu blog, Cataguases e Leopoldina vão ser parceiros no Futuro bem próximo, temos a certeza.

Um abraço

RICARDO DIAS- COORDENADOR REGIONAL DO PMDB-CATAGUASES.

Toda semana encaminharei notícias de interesse dos cidadãos.
Faça valer seus Direitos.

29 de setembro de 2009 às 23:07  
Anonymous RICARDO DIAS(PMDB)CATAGUASES disse...

Caro, Julío Cesar.

È com grande honra que passo por uns minutos em seu blog.

Um Blog feito com pespectivas de colocar o seus postadores mais esclarecidos.

PASSO UMA MATÉRIA DE INTEIRA RELEVANCIA:

Vocês que são motoristas, analisem a matéria de na intrega.

NINGUÉM DIVULGA NA INTERNET.

AOS MOTORISTAS;

No de ser multado por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.
É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.
Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.
Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.
Perde os pontos, mas não paga nada.
" Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como educativa."Código de Trânsito Brasileiro".

" Luto e lutarei pelos Direitos dos cidadãos, acabamos com Guincho em Cataguases, pois não estavam dentro da Lei".

Parabens pelo seu blog, Cataguases e Leopoldina vão ser parceiros no Futuro bem próximo, temos a certeza.

Um abraço

RICARDO DIAS- COORDENADOR REGIONAL DO PMDB-CATAGUASES.

Toda semana encaminharei notícias de interesse dos cidadãos.
Faça valer seus Direitos.

29 de setembro de 2009 às 23:07  
Anonymous RICARDO DIAS COMENTA disse...

Breve, estaremos no ar.

BLOG RICARDO DIAS-PMDB-CATAGUASES

Nosso Futuro, começa aqui.

CATAGUASES- LEOPOLDINA

" UMA FRENTE AOS INTERESSES,DAS CIDADES E REGIÕES.

Meus comentários serão sempre informativos.

29 de setembro de 2009 às 23:11  
Anonymous Flávia doCentro disse...

Flávia Menta disse;

É isso ai, devemos mostrar o que precisamos saber, Direitos que temos e são violados.

Parabens Ricardo Dias.

Sou sua fã nº 1 de Leopoldina

6 de outubro de 2009 às 22:35  
Anonymous Ricardo Dias- Ao Eleitores disse...

PMDB - CATAGUASES

RICARDO DIAS

Prezado Eleitor:

A Democracia não se constrói somente com o voto, mas principalmente com a participação dos cidadãos.

Os valores democráticos só permanecem fortes quando muitos cidadãos efetivamente estão na linha de frente a divulgar as crenças e os ideais que, desde os gregos,demonstram ser os critérios mais justos e equilibrados para garantir a boa convivência dos grupos sociais dentro de um País.

É por isso que sua participação nas eleições foi essencial para o fortalecimento das instituições de nosso País. E os seus votos contribuíram para que o maior partido do Brasil- PMDB, alcançasse o recorde de 18,5 milhões de votos neste pleito passado.

Nem todos são vitoriosos individualmente, mas a coletividade ganha pessoas como você que está na linha de frente das fileiras do PMDB e se apresentam corajosamente na defesa da democracia, dos valores da justiça social e da busca da melhoria de nossa sociedade.

Mesmo que a CONQUISTA não tenha vindo agora, é bom recordar os ensinamentos de que a política está sempre MUDANDO e que outros momentos de VITÓRIA virão.

Cordialmente;

RICARDO DIAS-PMDB

OBS: EDSON CAMPOS, AGRADEÇO POR ESSE ESPAÇO DEMOCRÁTICO.

-----------------------------------
FILIA-SE AO PMDB
NOSSO ESCRITÓRIO REGIONAL
RUA JOÃO PESSOA, 183- FUNDOS
CATAGUASES-MG - CEP: 36.772-020
TEL:(32) 9986- 0655 / 8826-2384
-----------------------------------

8 de outubro de 2009 às 18:08  
Anonymous Ricardo Dias- Ao Eleitor disse...

PMDB - CATAGUASES

RICARDO DIAS

Prezado Eleitor:

A Democracia não se constrói somente com o voto, mas principalmente com a participação dos cidadãos.

Os valores democráticos só permanecem fortes quando muitos cidadãos efetivamente estão na linha de frente a divulgar as crenças e os ideais que, desde os gregos,demonstram ser os critérios mais justos e equilibrados para garantir a boa convivência dos grupos sociais dentro de um País.

É por isso que sua participação nas eleições foi essencial para o fortalecimento das instituições de nosso País. E os seus votos contribuíram para que o maior partido do Brasil- PMDB, alcançasse o recorde de 18,5 milhões de votos neste pleito passado.

Nem todos são vitoriosos individualmente, mas a coletividade ganha pessoas como você que está na linha de frente das fileiras do PMDB e se apresentam corajosamente na defesa da democracia, dos valores da justiça social e da busca da melhoria de nossa sociedade.

Mesmo que a CONQUISTA não tenha vindo agora, é bom recordar os ensinamentos de que a política está sempre MUDANDO e que outros momentos de VITÓRIA virão.

VALEU CATAGUASES, VALEU ELEITOR!

Cordialmente;

RICARDO DIAS-PMDB

OBS: EDSON CAMPOS, AGRADEÇO POR ESSE ESPAÇO DEMOCRÁTICO.

-----------------------------------
FILIA-SE AO PMDB
NOSSO ESCRITÓRIO REGIONAL
RUA JOÃO PESSOA, 183- FUNDOS
CATAGUASES-MG - CEP: 36.772-020
TEL:(32) 9986- 0655 / 8826-2384
-----------------------------------

8 de outubro de 2009 às 18:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar