5 de março de 2011

A importância da produção literária local


O Jornal Inconfidência, por mim fundado em novembro último, tem confirmado o talento da professora Virgínia Cabral como escritora.

Desde adolescente cultiva o hábito da leitura e da produção de textos.

O fato de ser minha esposa não influencia meus comentários nesta postagem. Sei, de longa data, que a professora Virgínia é criadora de histórias que prendem a atenção dos seus leitores, um público até então privilegiado e reduzido.

Cultura e Educação andam paralelamente, apesar das dificuldades e diferenças sociais brasileiras. Quando identificamos uma produção literária, revelada através de artigos – trazendo consigo um repertório de três décadas de férteis composições que vão desde contos do cotidiano até a ficção – é preciso reverenciar.

E é isso que faço aqui, querida Virgínia.

Aceitou o convite da direção do JI para escrever seus artigos e desde então não param de chegar os comentários elogiosos a seu trabalho.

O texto abaixo, publicado na edição 07 do Jornal Inconfidência, vem sendo utilizado por professores de vários estabelecimentos de ensino, de Leopoldina e até mesmo de outras cidades, motivando o debate entre os educadores, o que é extremamente saudável.

Em breve, publicarei aqui outro artigo de autoria da professora Virgínia, focalizando a importância do “abraço” na relação marcante entre as crianças e os mestres. Esse texto mexeu comigo, e igualmente foi e é utilizado em várias escolas, em grupos de trabalho, enfim, tem servido como ponto de partida para a mudança de comportamento, partindo do ponto de vista dos educadores.

Parabéns, professora Virgínia. No ano em que comemora seus 25 anos de magistério, formando cidadãos, fortalecendo o caráter de seus alunos, que também são seus filhos, esta é uma pequeníssima homenagem a tudo aquilo que você representa para nós.

Até a próxima postagem, amigos e amigas. E aproveito para conclamar a todos para que retomem os comentários, ampliando o debate. Conto com vocês.



Ainda se pode sonhar e ser feliz

Em um livro que estava lendo nesta semana, deparei-me com uma frase que me fez refletir. Ela dizia assim: “Quando trabalhamos naquilo que acreditamos, não precisamos da noite para descansar e sim para sonhar”. Comecei então a pensar o quanto é importante estarmos na profissão certa, naquela em que nos realizamos. Pensando em meus alunos, imaginei quantos dali se realizariam profissionalmente. Hoje, ainda crianças e adolescentes, amanhã, futuros profissionais. Que responsabilidade nós, educadores e pais, temos com o futuro destes jovens? Precisamos abrir um leque de opções e oportunidades para que eles possam escolher aquilo que realmente será a sua realização profissional e pessoal. Como deve ser triste uma pessoa que trabalha naquilo que não acredita ou que não tem aptidão. De fato, deve ser desgastante chegar ao final do dia e perceber que, por mais que tenha trabalhado eficientemente, não contribuiu nada para a sua própria realização. Muito se fala nas profissões do futuro, naquelas que serão mais fáceis conseguir um emprego, bem remuneradas. Sempre tento passar para os meus alunos a idéia de que não há profissão melhor ou pior mas sim profissionais dedicados ou não. E como ser dedicado o tempo todo naquilo que não acreditamos? Por esse motivo é tão importante o papel do educador na orientação desses jovens que, ainda tão novos, precisam escolher a atividade que seguirão pelo resto de suas vidas. Esta escolha poderá ser determinante para a sua felicidade. Ensinar Matemática, Português, História, Geografia e tantas outras disciplinas curriculares não é difícil. O difícil mesmo é ensinar a sonhar... E mais difícil ainda é fazer acreditar na realização de nossos sonhos. Neste exato momento olho para o relógio e percebo o avançar das horas. Lembro-me, então, que amanhã precisarei acordar cedo, pois meus alunos estarão me esperando para mais um dia de trabalho. Encerro esta coluna. Desligo meu computador. Está na hora de sonhar...

(Envie-nos seu e-mail e receba, grátis, as edições do Jornal Inconfidência – publicação quinzenal)

Marcadores: ,



postado por Júlio Cesar Martins às

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Adicionar aos Favoritos Enviar página por e-mail Imprimir página Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o MySpace Assine o feed do blog Mais opções




Júlio Cesar Martins Gonçalves é natural de Leopoldina / MG. Radialista, Jornalista, Mestre de Cerimônias, Professor e Historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases / MG. Atuou nas principais emissoras de Rádio da Zona da Mata e nas Rádios Mundial AM e Globo FM do Rio de Janeiro (1982), ambas do Sistema Globo de Rádio. Foi locutor comercial e de cabine da TV Globo Juiz de Fora (1989). Apresentador de grandes eventos em Leopoldina e região nos últimos trinta anos. Exerceu o cargo de Chefe da Seção de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina no primeiro mandato do Prefeito José Roberto de Oliveira. Ex-assessor na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos deputados estaduais Bené Guedes e Bráulio Braz. Ex-assessor da Câmara Municipal de Leopoldina, na gestão do Presidente Ricardo Ávila. Após a criação da Secretaria de Meio Ambiente pelo Prefeito Bené Guedes foi nomeado Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina (2009) alcançando grandes conquistas e avanços para o município. Ex-Presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ex-Presidente da Lira Musical Primeiro de Maio. Membro do Rotary Club Leopoldina. Presidente do PMN - Partido da Mobilização Nacional - Leopoldina. Candidatou-se a deputado federal nas últimas eleições de 2010, apoiando incondicionalmente o Governador Antônio Anastasia, reeleito, além dos candidatos Aécio Neves e Itamar Franco, ao Senado, ambos vitoriosos. Obteve 6.135 votos em Leopoldina (22,19 do eleitorado), de um total de 7.092 votos obtidos em 91 municípios mineiros. Incluiu Leopoldina entre as três maiores votações percentuais do PMN em Minas Gerais. É o 5º Suplente da legenda para a Câmara dos Deputados. Em Novembro de 2010, após as eleições, retomou suas atividades profissionais na Imprensa, fundando o Jornal Inconfidência - publicação quinzenal, em cores e preto e branco, cobrindo Leopoldina e região. Clique aqui para me enviar um e-mail, ou escreva para: juliodaradio@gmail.com.


Clique aqui para ampliar

Layout por Thainara Furforo

Powered by Blogger

Contador de visitas - Blog do Júlio Cesar